domingo, 5 de julho de 2009

Vamos ao Museu?


Se você é um arte-educador e já passou pela experiência de guiar uma turma de alunos até um museu, galeria ou exposição de arte, pode já ter vivido um dilema: Existe um modo correto de se comportar nesses locais?
Nós, do blog MURAL D.J. OLIVEIRA, fizemos um levantamento dos procedimentos adotados para se frequentar estes espaços, ou instituições. Vamos ver agora algumas das principais atitudes mais comuns, ou recomendações orientadas para os visitantes; Cada museu ou galeria de arte acaba estabelecendo normas próprias para visitação, vamos ver as mais comuns:

*Não é permitido consumir alimentos e bebidas, de qualquer espécie, inclusive chicletes e balas no espaço expositivo;

*Correr, dispensar-se do grupo , falar alto e utilizar o celular, são comportamentos inadequados;

*A captação de imagens, em vídeo, apenas pode ser realizada com autorização prévia do setor de assessoria de imprensa. A captação de imagem (especilamente de acervos históricos) por meio de fotografia, só é permitida sem a utilização de flash, devido aos raios UV e fora do horário da visita agendada;

*Para a segurança e conservação das obras não é permitido tocar nas peças do museu, incluindo as paredes, painéis e colunas do edifício. Manter a distância adequada, de pelo menos 50 cm das obras, incluindo as bases das esculturas.
* Observar as faixas de segurança em torno das obras e placas de orientação.

*Só poderão ser utilizados bonés com a aba virada para trás para evitar o contato com as obras;

*O grupo, deve ter em média vinte alunos, que deverá ser acompanhado por pelo menos duas pessoas, que serão responsáveis pela condução e comportamento dos mesmos dentro do espaço do museu, devendo permanecer juntos ao grupo durante todo o tempo da visita educativa;

*Entrada de animais dentro dos espaços do museu;

*Fumar;

*Usar celular durante as visitas;

*Mochilas, sacolas, pacotes, malas e guarda-chuvas deverão ser deixados no guarda volumes;

*Por questão de segurança não é permitido filmar os ambientes do Museu;

Quase sempre estes locais possuem monitores ou seguranças, que ajudam a acompanhar os visitantes para que se mantenham em sintonia respeitosa com as obras expostas.
E quanto às obras que ficam, a céu aberto, em lugares públicos, que é o caso dos monumentos, estátuas, murais e obras públicas?
Bom, nesse caso, o que conta é a consciência dos moradores e visitantes da cidade. Desde o século XV que Leon Battista Alberti, arquiteto e escritor dos assuntos de arte, do seu tempo, já sabia que “para nenhuma obra existe maior segurança contra a violência e o dano do que ... a dignidade”. Por isso a educação e uma vida digna acabam por tornar a relação dos cidadãos com sua cidade e seu país e, consequentemente, com o patrimônio e a cultura, uma relação de respeito, cuidado e consciência a respeito da importância da conservação do patrimônio cultural e artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário